SEU PAI JA DISSE.png

 

Conheça a história de Vamberto e sua namorada Jéssica através das inúmeras câmeras que estão espalhadas pela cidade de São Paulo. Veja o que a polícia viu e o que ela não viu, mas poderia ter visto. Descubra por que privacidade hoje em dia é uma questão de sorte.

 

Seu pai Cameras Vig 03.png
Seu pai cameras vig 02.png
Seu pai cameras vig 01.png

INVASÃO DE PRIVACIDADE

 

A partir de uma história de amor, o curta metragem aborda um tema caro aos dias de hoje: a invasão de privacidade. Nem é preciso ser um exímio observador para perceber que nossos passos são cada vez mais vigiados. Afinal, cresce o número de câmeras de vigilância espalhadas pela cidade, sem contar que computadores e telefones celulares invadem a cada dia as fronteiras da vida privada. Somam-se a isso a queda de preço e a consequente popularização das filmadoras, além do interesse das pessoas pela vida alheia comprovado pela alta audiência dos reality shows na programação de TV. O filme busca retratar essa realidade com humor e sutileza, reproduzindo cenas captadas por algumas das inúmeras câmeras de vídeo que atualmente vigiam qualquer pessoa numa grande cidade.

ELENCO

 

Alexandre da Silva e Geisi Lima interpretam o casal de protagonistas VAMBERTO e JÉSSICA. Ele é um bandido que vive de pequenos furtos. Ela trabalha como empregada doméstica de uma família de classe média da cidade de São Paulo.

011.JPEG
Seu pai 04 (alta).JPEG
005.JPEG
Seu pai elenco atores.JPG

Gustavo Vassoler interpreta JOAQUIM, filho de D. IÁSKARA, patroa de Jéssica interpretada pela atriz Marcela Rafea.

Seu pai Alexandra.png
Seu pai Domingas.png

O ator Wilson Antunes interpreta o faxineiro AGUINALDO e o ator Geraldo Gonçalves, o porteiro VICENTE. Os personagens trabalham no prédio do apartamento de D. Iáskara, localizado em área nobre da capital paulista.

Seu pai Romulo.png

O curta "Seu pai já disse que isso não é brinquedo" ainda conta com as participações especiais de Alexandra Martins, Dominga Person e Rômulo Fróes.

BASTIDORES

O curta “Seu pai já disse que isso não é brinquedo” foi gravado durante quatro dias e utilizou aproximadamente cinquenta endereços da capital paulista. A principal locação é o apartamento da Dona Iáskara, patroa da Jèssica (o interior dele foi gravado na Vila Mariana e o exterior em um prédio no bairro de Pinheiros).

 

Obs.: Algumas locações, como a locadora de dvds 2001, não existem mais.

FOTOGRAFIA

 

O concurso promovido pela Petrobrás em 2002, que viabilizou a realização do curta “Seu pai já disse que isso não é brinquedo”, exigia que a cópia final do filme fosse entregue no formato 35 mm. Sendo assim, para se aproximar de uma linguagem documental e reproduzir os enquadramentos normalmente realizados por técnicos de segurança, cinegrafistas amadores e usuários da Internet, a produção optou por captar as imagens do filme com câmeras de vídeo e utilizar o processo de ampliação transfer tape to film para chegar ao resultado solicitado.

 

Sob CAM 01.png
Sob CAM 02.png
Sob CAM 04.png
Sob CAM 07.png

Seis diferentes modelos de câmera foram utilizados pelo diretor de fotografia Carlos Ebert.  Essa variedade se justificou pela diferença existente entre os tipos de câmeras que se procurou reproduzir, já que os modelos amadores, de segurança, de programas de TV e webcams possuem respostas diferentes quanto à textura, definição e cor.

 

Sob CAM 05.png
Sob CAM 03.png
Sob CAM 06.png

Um telefone celular foi utilizado pelo diretor para orientar o protagonista nas cenas gravadas por câmeras que monitoram o trânsito da cidade de São Paulo. Enquanto o ator circulava por algumas ruas da capital, sua imagem era gravada no escritório da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), localizada no centro da cidade.

FINALIZAÇÃO

 

João Landi Guimarães assina a montagem do curta "Seu pai já disse que isso não é brinquedo". Seu trabalho, premiado no Festival de Belém e no CINE-PE, ultrapassou 250 horas de edição.004

Se pai ed 01.png
Seu pai ed 02.png
Seu pai trilha 02.png

O músico Paulo Beto (“Anvil FX”) não só criou a trilha e os efeitos sonoros, como também editou o som do filme que foi mixado por Alessandro Laroca. O som direto é da Gabriela Cunha. Toda a equipe de som também foi premiada no Festival de Belém.

Seu pai trilha 01.png
Seu pai trilha 03.png
cameras de vig 07.jpg
cameras de vig 11.jpg
cameras de vig 12.jpg

FICHA TÉCNICA

seupai.jpg

Roteiro, direção e produção: Kiko Mollica

Colaboração no roteiro: Ana Paula Orlandi

Assist. de direção e produção de elenco: Patrícia Faria

Assist. de direção e preparação de elenco: Leonardo Braga

Direção de arte: Isabelle Bittencourt

Figurinos: Paula Iglécio

Maquiagem: Amanda Oliver

Direção de fotografia: Carlos Ebert, ABC

Som direto: Gabriela Cunha

Trilha sonora e sound design: Paulo Beto

Mixagem: Alessandro Laroca

Montagem: João Landi Guimarães

Gráficos: Júlio Dui

Produção executiva: Paulo Boccato

Assist. de produção: Camila Andrietta e Fernanda Andrade

 

 

 

 

 

Duração: 15'

Formato: 35mm

Ano de produção: 2003

Produção: Km 70

Coprodução: Glaz Cinema

Apoio Cultural: Jornal Agora, CET, Metro e Laboratório Megacolor

Patrocínio: Petrobrás

Mecanismo Federal de Incentivo à Cultura: Lei Rouanet

 

cameras de vig 21.jpg
cameras de vig 19.jpg
cameras de vig 02.jpg

PREMIAÇÃO

 

- Roteiro premiado no concurso “Petrobrás Cinema 2002”

 

- Filme eleito um dos dez favoritos do público e menção honrosa da Associação Brasileira dos Documentaristas (ABD) na 14ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, de 28 de agosto a 06 de setembro de 2003

 

- Filme eleito o melhor curta-metragem pela crítica e montagem premiada pelo júri oficial no CINE-PE Festival do Audiovisual de Recife, de 29 de abril a 05 de maio de 2004

 

- Filme eleito o melhor curta-metragem pelo júri oficial do 1º Festival de Belém do Cinema Brasileiro, de 07 a 13 de junho de 2004. A montagem e o som também foram premiados nesse festival.

 

- Prêmio de pesquisa de linguagem no 11º Vitória Cine Vídeo, de 01 a 06 de novembro de 2004

 

- Melhor Dcine no Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba, de 06 a 11 de novembro de 2004

 

Seu pai 03 (alta).JPEG

FESTIVAIS

 

- 5º Festival Internacional TIM de Curtas-Metragens de Belo Horizonte, de 25 de setembro a 04 de outubro de 2003

 

- 13ª Mostra Curta Cinema do Rio de Janeiro, de 27 de novembro a 07 de dezembro de 2003

 

- 7ª Mostra de Cinema de Tiradentes, de 23 a 31 de janeiro de 2004

 

- 4ª Goiânia Mostra Curtas, de 12 a 17 de outubro de 2004

 

- Mostra do Filme Livre 2005, de 15 a 27 de fevereiro

 

cameras de vig 03.jpg
cameras de vig 15.jpg
cameras de vig 09.jpg
cameras de vig 16.jpg