O documentário “Cenografia de uma Vida” apresenta a trajetória do cenógrafo, diretor de arte e desenhista de produção Pierino Massenzi. Seu nome consta na ficha técnica de mais de 40 filmes produzidos entre os anos 1950 e 1960.
ORIGEM
Nascido na Itália e formado em artes plásticas, Pierino Massenzi veio para o Brasil em 1947, após a Segunda Guerra Mundial.
ROTEIRO
O documentário foi construído a partir de uma entrevista gravada na casa do protagonista em São Bernardo do Campo, ABC paulista, em outubro de 2008.
ARTISTA PLÁSTICO
Antes de abordar a carreira cinematográfica de Pierino Massenzi, “Cenografia de Uma Vida” apresenta seu ateliê, sua galeria particular e suas pinturas, que têm os problemas sociais como tema principal.
CINEMA
A carreira de Pierino Massenzi no cinema começou na Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Ainda como assistente, trabalhou em "Caiçara", de Adolfo Celi, primeiro filme da produtora lançado em 1950.
"O Canguaceiro", filme de Lima Barreto premiado no Festival de Cannes de 1953, é uma das produções da Vera Cruz que conta com o trabalho cenogáfico de Pierino Massenzi.
CINEDISTRI
A montagem de “Cenografia de Uma Vida” utiliza trechos de filmes da Cinedistri, distribuidora criada por Osvaldo Massaini em 1949 que começou a produzir longas metragens em 1953. Entre os trabalhos de Pierino Massenzi para esta produtora está a cenografia de "Absolutamente Certo", estreia do ator Anselmo Duarte na direção em 1957.
VENEZA PAULISTANA
Um dos trabalhos mais impressionantes de Pierino Massenzi é a reprodução dos canais de Veneza dentro dos estúdios da antiga Vera Cruz para o filme "Uma Certa Lucrécia", de Fernando de Barros. Lançado em 1957, o longa traz a atriz Dercy Gonçalves interpretando uma costureira que sonha ser Lucrécia Bórgia.
FERNANDO DE BARROS
Outras duas parcerias de Pierino Massenzi com o cineasta Fernando de Barros marcam presença no documentário.
MORAL EM CONCORDATA
Direção: Fernando de Barros
1959
DONA VIOLANTE MIRANDA
Direção: Fernando de Barros
1960
ROBERTO FARIAS
A parceria de Pierino Massenzi com o cineasta Roberto Farias também é destacada no documentário com a utilização de trechos de dois títulos na montagem.
CIDADE AMEAÇADA
Direção: Roberto Farias
1960
ASSALTO AO TREM PAGADOR
Direção: Roberto Farias
1962
WALTER HUGO KHOURI
Entre os trabalhos realizados em parceria com o cineasta Walter Hugo Khouri está a cenografia do clássico "Noite Vazia". Lançado em 1964, o filme é protagonizado por Mário Benvenutti, Gabriele Tinti, Norma Bengell e Odete Lara.
PRÊMIOS
O cinema brasileiro deu a Pierino Massenzi 26 prêmios. No documentário ele confessa um carinho especial pela premiação que recebeu por “Casinha Pequenina”, de Glauco Mirko Laurell, em 1963. Este filme é um dos vários trabalhos que fez com o comediante Mazzaropi.
PARTICIPAÇÕES
Algumas entrevistas com profissionais do mercado cinematográfico também ajudaram na construção de “Cenografia de uma Vida”. Em seus depoimentos, eles buscam entender por que Pierino Massenzi se afastou do cinema em 1970, aos 45 anos de idade. Esta é a pergunta final que o documentário também tenta responder.
Aníbal Massaini
cineasta
Galileu Garcia
professor de cinema
Mauro Alice
montador
Máximo Barro
professor de cinema
Roberto Farias
cineasta
Vera Hamburger
diretora de arte
PARTIDA
Pierino Massenzi faleceu no dia 13 de setembro de 2009, aos 84 anos de idade. Duas semanas antes, assistiu a este documentário que ainda estava em finalização.
FICHA TÉCNICA
Direção: Kiko Mollica
Fotografia: Roberto Prugno
Edição: Arrigo Araujo
Roteiro: Kiko Mollica e Arrigo Araujo
Assist. de Produção: Luciana Pilon e Letícia Alarcon
Produção: Km 70
Realização: Canal Brasil
Duração: 25’
Ano de produção: 2009
Formato Original: Mini-DV
"Cenografia de uma Vida" foi produzido originalmente como um episódio da série “Retratos Brasileiros” do Canal Brasil, mas teve sua primeira exibição durante a 33ª edição da Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo.